Este sitio web utiliza galletas o cookies. Si continuas navegando entendemos que aceptas su uso.
SIBE - Sociedad de Etnomusicología
Explorar TRANS:
Por Número >
Por Artículo >
Por Autor >

Cargando


Share |
Suscribir RSS Suscribir RSS Feed

SIBE
Blog Observatorio de Prácticas Musicales Emergentes
ETNO Revista de música y cultura
IASPM - Espana
Musicalogía feminista
ICTM
IASPM - International Association for the Study of Popular Music

< Volver

Materialidades invisíveis: parâmetros sonoros como operadores analíticos em pesquisas acerca de sonoridades e sociedade

Pedro Silva Marra (Universidade Federal Fluminense)

Descargar / Download PDF >  Descargar / Download PDF >


Resumen

O objetivo do trabalho é explorar a ideia de sonoridade apontando possibilidades para a sistematização de parâmetros e características acústicas (intensidade, freqüência, espacialização) como operadores analíticos em pesquisas em campos como o da comunicação, música e ciências sociais. Para além de uma mera descrição do som, tais parâmetros permitem perceber as possibilidades sonoras nas dinâmicas de presença, sobretudo na criação de ambiências; produção de intensidades e de movimento e na construção e localização de/em espaços. Para tanto, partiremos de casos musicais (sobretudo aspectos ligados às tecnologias de gravação e produção em estúdio) e não musicais (pregões de anúncio, peças publicitárias e as sonoridades em estádios de futebol), de forma a evidenciar os mecanismos de afetação intrinsecamente sonoros, para além de seus aspectos mais técnicos.

Palabras clave: Espacialização, freqüência, intensidade, materialidade, presença e sonoridade.

 

Abstract

This paper aims to explore the idea of sonority in order to indicate possibilities of organizing acoustic characteristics and parameters (intensity, frequency and spacialization) as analytical operators on researches on fields such as communications and media, music and social science. Beyond a mere sound description, those parameters allow us to perceive sonic possibilities on presence dynamics specially on ambience creation, intensity and movement production, and on space building and localization. To do so, we will take some musical (mainly those connected to recording technologies and studio production), and non-musical examples (street cries, radio advertising spots, and sonorities on soccer stadiums), in order to point out intrinsically sonorous affection mechanisms, beyond their more technical aspects.

Keywords: Spacialization, frequency, intensity, materialities, presence and sonority.


Fecha de recepción: octubre 2014
Fecha de aceptación: mayo 2015
Fecha de publicación: octubre 2015

Received: October 2014
Acceptance Date: May 2015
Release Date: October 2015

 



Subir >


TRANS - Revista Transcultural de Música