Resumen
Este artigo discute a necessidade de uma análise musical aberta para o contexto do objeto, tomando como base a investigação de um repertório de música indígena na qual, naquilo que tomamos por mera repetitividade, se ocultam sofisticadas operações musicais e um caráter poético. Examinarei aqui a música instrumental do ritual de flautas sagradas dos índios Wauja, habitantes do alto Xingu, no Brasil Central. Esta música está baseada em um sistema no qual a dimensão motívica e os princípios de variação constituem o cerne, isto não apenas da música, mas de todo o ritual, que por sua vez está profundamente alicerçado na visão de mundo nativa. A análise musical deste repertório, realizada a partir da adequação de um modelo analítico, revela finas operações de repetição e diferenciação entre motivos, frases e temas musicais, constituindo um jogo de idéias, uma espécie de manipulação artística de estados formais pré-estabelecidos, enfim, um procedimento poético. Neste artigo, além de ponderações críticas sobre teoria e análise musical, tratarei de questões sobre cosmologia, filosofia, ritual e xamanismo Wauja, procurando mostrar a profundidade sócio-cultural desta música.
Palabras clave
Música indígena; análise musical; índios do Xingu.
Abstract
This article discusses the need for an open musical analysis in the context of a repertoire of indigenous music where what we might take as mere repetition hides sofiticated operations at a poetic level. I will examine the instrumental music of the ritual of sacred flutes of Wauja indians of Central Brazil. The musical analysis will reveal subtle operations of repetition and diferentation between motives, musical phrases and themes that reveal a poetic procedure. Along with a critical examination of questions relating to music analysis, this article also deals with issues of cosmology, xamanism, philosophy and ritual in an attempt to show the socio-cultural embededness of this music.
Key words
Indigenous Music, Music Analysis, Xingu Indians