Resumen
Os Kalankó localizam-se no alto sertão alagoano e parecem viver de acordo com a dinâmica de uma musicalidade formada ao longo do processo de contato étnico com missionários, negros, brasileiros e índios. Esta musicalidade constitui relações, sentidos e significados importantes para a vida da comunidade e para a formação do sujeito Kalankó. Ela, ainda, articula e ordena elementos aparentemente contraditórios, como a cruz e os caboclos encantados, e conjuga o céu com o mato. Este texto esboça o campo de atuação da música como dispositivo fundamental no equilíbrio simbólico da vida no alto sertão alagoano, gerando operadores éticos e morais em relação à atuação dos sujeitos do grupo.
Abstract
The Kalankó Indians live in the Alagoas hinterland. They seem to live in accordance with the dynamics of a specific musicality that was formed throughout the process of ethnic contact with missionaries, blacks and Indians. This musicality constitutes relations and important meanings for community life and the formation of the Kalankó person. It, still, articulates and commands contradictory elements, as the cross and Caboclos, and conjugates the sky with the weeds. This text sketches the field of performance of music as basic device in the symbolic balance of the life in the high alagoano hinterland, generating ethical and moral operators in relation to the performance of community people.
Palabras clave
Música, ética, pessoa
Key words
Music, Ethic, Person