Resumo
Este estudo aborda as imagens das mulheres na música cabo-verdiana. Tem em foco dois gêneros musicais: morna e coladeira, normalmente descritos um em oposição ao outro. É pela via do contraste que os dois gêneros constroem imagens sobre a mulher. Nas mornas, elas são representadas como seres santificados, objetos de devoção. Já nas coladeiras, as mulheres são descritas como falsas, fúteis e perigosas. Este artigo analisa a co-existência de discursos opostos sobre as mulheres cabo-verdianas como uma resposta a um tipo particular de organização social. Discute ainda os limites do suposto caráter contraditório desse duplo discurso e reflete sobre a potencialidade da música para lidar com valores e práticas ambivalentes.
Palavras-chave
música cabo-verdiana; mulheres; representações culturais
Abstract
This study deals with images of women in Cape Verdean music. It focuses on two musical genres: morna and coladeira, usually described one in opposition to the other. It is in the same contrasting way that both genres construct images of women. In mornas, women are represented as sacred beings, objects of devotion. On the other hand, in coladeiras, musicians describe women as false, frivolous, and dangerous. This article analyzes the coexistence of opposing discourses about Cape Verdean women as a response to a particular type of social organization. It also discusses the limits of the presumed contradictory character of this double discourse, and it reflects on the potentiality of music to deal with ambivalent values and practices.
Key words
Cape Verdean music; women; cultural representations