Resumo
Este artigo trata de reflexões sobre articulações entre pesquisa artística, feminismo e decolonialidade, compreendendo a música como um campo de relações generificadas. O artigo propõe ainda uma reflexão sobre escuta, trazendo conceitos de Pauline Oliveros e Suely Rolnik, e apresentando o conceito de escuta mutável, definindo-a como uma escuta cumulativa, afetiva, relacional, reimaginada, sampleada e impermanente. Por fim, apresenta e descreve uma metodologia aberta de criação sonora a partir das Cartas do Deserto, em diálogo com afetos e desejos, fomentando a pratica diária de processos criativos.
Palavras chave: Pesquisa artística, feminismo, praticas criativas em música.
Abstract: This article articulates artistic research, feminism, decoloniality and creative practices, understanding music as a field of gendered relationships. The article also proposes a reflection on listening, bringing concepts from Pauline Oliveros and Suely Rolnik, and presenting the concept of mutable listening, defining it as cumulative, affective, relational, reimagined, sampled and impermanent listening. Finally, it presents and describes an open methodology of sound creation based on Letters from the Desert, in dialogue with affections and desires, promoting the daily practice of creative processes.
Keywords: Artistic research, feminism, creative practices in music.