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Metapragmáticas na Batalha do Museu (Brasília – DF – Brasil, 2019): rapensando a ideia de representação sob uma perspectiva interacional

Thiago Cazarim (Cefet-MG – Brasil)

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Resumo

Questões identitárias, raciais, econômicas e ideológicas predominaram desde o início das pesquisas do rap brasileiro em detrimento de abordagens compreensivas sobre os aspectos poéticos dessa expressão cultural. Dentre as categorias analíticas centrais destes trabalhos, encontra-se a de “representar”, com fortes conotações sociopolíticas. Meu objetivo neste artigo é mostrar como, na prática musical de MCs de duelos de rimas, a força dos aspectos políticos do rap também depende de procedimentos e competências performáticas musicais. Para tal, tomo referenciais teóricos provenientes dos estudos linguísticos sobre pragmática e Análise de Conversa (AC) e dos Estudos da Performance em conjunto com dados gerados em pesquisa de campo. Na última seção deste texto, retorno ao problema dos desafios de representação elaborados pelos agentes envolvidos nas práticas do rap, e como essas formulações metapragmáticas fornecem desafios à própria pesquisa acadêmica sobre o tema.

Palavras-chave: Duelo de rima, metapragmática, rap brasileiro, Análise de Conversa, estudos da performance, representação.

Abstract

Identity, racial, economic and ideological issues have predominated since the beginning of studies of Brazilian rap to the detriment of comprehensive approaches to the poetic aspects of this cultural expression. Among the central analytical categories of these studies is “represent”, with strong sociopolitical connotations. My objective in this article is to show how, in the musical practice of MCs of rap battles, the strength of rap's political issues also proves to be dependent on procedures and musical performance skills. To this end, I take theoretical references from linguistic studies of pragmatics, Conversation Analysis (CA) and Performance Studies together with data generated in field research. In the last section of this text, I return to the problem of representation challenges formulated by the agents involved in rap practices, and how these metapragmatic formulations provide challenges to academic research on the topic itself. 

Keywords: Rap battle, metapragmatics, Brazilian rap, Conversation Analysis, performance studies, representation.



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